Motociclistas são os mais prejudicados em acidentes de trânsito

batida-carromoto-005

Por Tiago Lemos

Um motociclista morreu no dia 06/5, após ter batido contra um poste na região do Iguatemi. Fatos como esse ocorrem com freqüência, já que os motociclistas são uma das principais vítimas nos acidentes de trânsito. A Assessoria de Comunicação da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) informou que entre 2008 e 2009, ocorreram 8.276 acidentes envolvendo motociclistas em Salvador, com 6.961 feridos e 127 mortos.

O número cada vez maior de veículos automotores e conseqüentemente de motos circulando por Salvador é um dos fatores determinantes para esse problema. Segundo a Transalvador, a frota de motos, de 2005 a 2009, cresceu cerca de 90%.

“Direção agressiva”

Existe um problema na relação entre quem pilota automóveis e motocicletas. A direção defensiva, que é tão idealizada nas auto-escolas, acaba sendo esquecida, na maioria dos casos, quando motoristas e motociclistas se encontram no trânsito. Estes não podem contar com muitos equipamentos de proteção, tendo como únicas alternativas o uso do capacete e de roupas grossas, e sofrem as piores conseqüências quando se envolvem em acidentes.

João Santos, 22, pilota sua Honda CG 150 desde que adquiriu sua carteira de habilitação e aponta a calma de cada indivíduo no trânsito como fator fundamental para diminuir esse problema. “Os motoristas precisam ter tranqüilidade nas ruas, governo e prefeitura não podem fazer nada se as pessoas não se conscientizarem”, afirmou Santos. Para Carlos Conceição, 48, que possui um Gol, esses problemas só serão resolvidos quando motoristas e motociclistas se respeitarem. Para isso, o motorista afirma que é necessário a criação de políticas para educar a todos no trânsito.

Um Comentário para “ Motociclistas são os mais prejudicados em acidentes de trânsito ”

  1. grammatically@understated.condensed” rel=”nofollow”>.…

    ñýíêñ çà èíôó….

Deixe um Comentário

Pode usar estas tags XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>