Golpe da lista telefônica, fique atento!

lista-tel-006

Taísse Abreu

O golpe é antigo, mas ainda hoje existem pessoas que caem nele. O golpe da lista telefônica, como é conhecido pela polícia, é aplicado por uma quadrilha paulistana a partir de uma ligação feita às empresas com a intenção de extorquir dinheiro. A pessoa liga para a empresa perguntando pelo gerente. Explica, a seguir, que trata-se da empresa responsável pela distribuição de lista telefônica, informando que houve atraso na entrega das mesmas devido a erros cadastrais.

A suposta atendente então solicita do funcionário que ele confirme informações como endereço, telefone, nome fantasia, entre outras. Na maioria dos casos o funcionário da empresa confirma tais informações e ao final recebe uma orientação dos golpistas que um fax será enviado e que ele deverá ser assinado e carimbado, apenas para constar que as informações conferem.

Lista_telefônicaEntretanto, o suposto fax onde deveria constar apenas os dados da empresa trata-se, na verdade, de um contrato entre as partes. Este contrato estabelece, entre outras cláusulas, que o contratante se submete aos critérios de cobrança da contratada (empresa golpista) e que o valor a ser pago será de 12 parcelas de aproximadamente R$ 400,00.

“O mais absurdo é que qualquer funcionário da empresa pode assinar este contrato já que a última clausula diz que a pessoa que assina declara estar devidamente habilitado a responder pela empresa”, informa Adrian Garcia, responsável pelo departamento financeiro de uma empresa que recebeu ligações constantes da quadrilha.

“Eu não caí no golpe porque já tinha ouvido falar dele e achei suspeito. Mesmo assim pedi que me enviassem o fax só para ter certeza e ver o nome da empresa”. A empresa a que se refere Adrian chama-se Espaço Brasil Empresarial. Eles têm telefone para contato, pagina na web e até um suposto serviço de atendimento ao consumidor.

Após a extorsão, os criminosos fazem ameaças, dizendo que, se não for pago o valor cobrado, a empresa terá o título protestado e enviado ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e ao Serasa.

Diversas queixas já foram registradas pelas Delegacias do Consumidor de todo o país. Nos registros constam empresas de grande e pequeno portes, consultórios médicos, escritórios de advocacia, entre outras ocorrências registradas diretamente nos juizados especiais, no Ministério Público, no Procon entre outros órgãos de proteção ao consumidor. A orientação é que as vítimas do golpe não paguem nenhuma prestação do boleto e as demais fiquem alerta e não dêem nenhuma informação

O Procon alerta que os contratos fechados via fax, telefone ou Internet são válidos. Recomenda ainda que quem estiver interessado em divulgar seus negócios procure saber se as empresas que oferecem anúncios existem mesmo, onde estão estabelecidas e há quanto tempo funcionam.

Um Comentário para “ Golpe da lista telefônica, fique atento! ”

  1. where@sarkees.coffee” rel=”nofollow”>.…

    tnx….

Deixe um Comentário

Pode usar estas tags XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>