Você já ouviu falar no Tiopês?

Mesmo quem não conhece, ao menos já deve ter visto pela internet, principalmente em redes sociais, blogs ou compartilhadores de fotos e Charge Tiopesvideos algumas expressões como “comofas”, “rsrs”, “ficadica” (e sua variante “fikdik”). Trata-se de palavras escritas em tiopês, um dialeto originado a partir de erros de digitação associados a erros de ortografia. Adotado espontaneamente por milhares de adolescentes internautas, o tiopês tem esse nome por conta do constante erro de digitação da interjeição “tipo”, escrito como “tiop”. De propósito, ela não deve ser corrigida na linguagem tiopense.
Sua principal característica é subverter, sendo considerada um jeito certo de escrever errado. Versátil, flexível e criativo, esse dialeto da internet possui algumas regras próprias. Escrever errado não é tão fácil quanto se pensa. Não basta apenas trocar as letras e sinais de pontuação, comer vogais, fazer abreviações ou juntar palavras. A atividade exige certo esforço intelectual – além de uma capacidade incrível de abstração para entender as mensagens escritas. Há diversos tradutores na rede para trasnformar a escrita em tiopês, como é o caso do Tiopes Translator.
O sarcásmo e a subversão são marcas inerentes dessa linguagem. São contráditórias as opiniões a respeito do seu uso. Enquanto uns a consideram como um reflexo da ignorância e falta de cultura dos adolescentes, outras veem como uma crítica rebelde em oposição as normatizações da língua. O fato é que a quantidade de adeptos chega a níveis realmente significativos, podendo ser conferido, principalmente, em redes  sociais e salas de bate papo.
Ana Carolina Matos, 15, é membro da maior comunidade do Orkut em tiopês e adepta ao dialeto nas conversas com os amigos no MSN e Orkut. “Escrever assim não interfere no jeito que eu escrevo na escola ou fora do computador. Eu consigo separar as coisas. Os erros de ortografia que eu as vezes cometo não são por causa da maneira que eu falo com meus amigos na internet”, declara a jovem.

Exemplos de expressões em Tiopês:

SHORAY LITRUS: Emo expressando sua indignação em forma de tiopês
OY
: Comprimento tiopense
TSHAL
: Despedida tiopense
Q ISO/
: Expressão usada quando o falante não sabe o que está acontecendo ou sobre o que estão falando (expressão raríssima)
QIÇO/
: Variante da expressão acima citada
comofas:
Sinônimo da expressão acima, porém mais popular
tiop:
Expressão clássica, usada no começo de frases, singnifica TIPO
fikdik
: Expressão usada quando alguém dá uma dica. FICA A DICA
n00b:
Usado para denominar iniciantes, calouros
bjsmiliga:
Despedida típica tiopesa
LOL – Laughing out loud – rindo muito alto, algo muito engraçado
WTF – What the fuck!
OMG – Oh my God!

Confira alguns blogs escritos em Tiopês:

Palavra do Dia

Cersibon

Floco de Que?

Um Comentário para “ Você já ouviu falar no Tiopês? ”

  1. loops@buells.itself” rel=”nofollow”>.…

    tnx for info….

Deixe um Comentário

Pode usar estas tags XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>