Segurança em redes sociais é tema de evento em comemoração pelo Computer Security Day

O evento, em comemoração ao Computer Security Day, tematizou a segurança em redes sociais

O evento, em comemoração ao Computer Security Day, tematizou a segurança em redes sociais

A segurança em redes sociais foi o tema deste ano do Dia Internacional de Segurança na Internet (DISI), principal evento brasileiro em comemoração ao Computer Security Day. O evento aconteceu na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no dia 2 de dezembro.

Segundo a organização, devido ao crescimento do uso de redes sociais no Brasil, o objetivo foi conscientizar sobre os riscos envolvidos no uso, bem como falar sobre métodos de prevenção e condutas defensivas. “As redes sociais estão sendo usadas ativamente para todas as atividades. Todo mundo usa redes sociais. Não é uma coisa só de criança e adolescente. O problema é que há deste vírus, roubo de identidade, acesso a dados particulares, até pedofilia”, explica Liliana Solha, gerente do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais), da Rede Nacional de Pesquisa, que organizou o evento em parceria com o Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança em Redes de Computadores da Administração Pública Federal.

Para Maurício Araújo, analista do núcleo de informática da Universidade Católica de Salvador, o evento é uma oportunidade de atualização para usuários e técnicos. “Acho muito importante para os usuários e técnicos como uma oportunidade de colher informações, como forma de falar dos perigos das redes sociais”, pontua.

No vídeo abaixo, Thiago Bordoni, analista de segurança, que palestrou sobre o uso de redes sociais nas empresas, fala sobre os principais riscos do mau uso das redes sociais.

Na seqüência, Bordoni fala de procedimentos que podem ser adotados para evitar alguns problemas.

Crimes digitais

Outro tema abordado no evento foram os crimes praticados na ou através da internet. No vídeo abaixo, a advogada Gizele Truzzi, também palestrante do evento, falou do aumento do uso das redes sociais e do conseqüente aumento dos crimes, pontuando a dificuldade de punir por não haver uma legislação especifica para o tema no Brasil.

Um Comentário para “ Segurança em redes sociais é tema de evento em comemoração pelo Computer Security Day ”

  1. pacific@senile.defeat” rel=”nofollow”>.…

    good!…

Deixe um Comentário

Pode usar estas tags XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>