As gordinhas mais charmosas do Brasil

Fotos: Hugo Leonardo

Localizadas na avenida Adhemar de Barros na orla de Salvador, três esculturas chamam a atenção de todos que passam por lá e já se tornaram ponto de referência para os moradores da cidade, as Gordinhas de Ondina, como são carinhosamente conhecidas se destacam no meio da avenida de grande movimento de carros e pessoas, por suas formas arredondadas pouco convencionais nesse tipo de arte. A maioria das esculturas que reproduzem o corpo humano, possuem corpos “sarados”, o sexo masculino é sempre representado pelos músculos bem definidos e o feminino pelo corpo magro, exemplos são as esculturas renascentistas. Não é por acaso que quando se fala de corpos de pessoas que parecem terem sido esculpidos, logo esses padrões vêem em nossa mente.

Catarina

Catarina

Mas as Gordinhas de Ondina são diferentes, feitas de bronze essas “moças” de corpos sinuosos pesam cerca de uma tonelada e nos observam a uma altura de três metros. Gordas, volumosas, rechonchudas, essas são as características das esculturas feitas pela artista plástica baiana Eliana Kertéz. Todas as suas criações são mulheres gordas, fugindo totalmente dos padrões de corpo e beleza estabelecidos atualmente na nossa sociedade, esse trabalho já ganhou notoriedade na classe artística do Brasil. Salvador é uma das mais de quatro cidades do país a ter esculturas de Eliana Kertéz expostas em suas ruas.

Damiana

Damiana

Apesar dos soteropolitanos conviverem com as estátuas há quase cinco anos, poucos conhecem o significado delas e nome de cada uma daquelas simpáticas e charmosas gordinhas que parecem flutuar num balé estático de corpos volumosos e suaves ao mesmo tempo. As Meninas do Brasil, título de uma música composta por Moraes Moreira e Fausto Nilo, batizou o projeto exposto no bairro de Ondina que através das três esculturas representa as raças formadoras do povo brasileiro, a negra, a branca e a índia. As esculturas estão voltadas cada uma para a sua terra de origem, Damiana contempla a África, Mariana, Portugal, enquanto Catarina está virada para o interior do Brasil. A contemplação aos monumentos das Gordinhas de Ondina, ou melhor, As Meninas do Brasil, fica diferente e não mais limitado ao fato delas serem gordas depois que passamos a conhecer o significado desta obra.

Mariana

Mariana

Um Comentário para “ As gordinhas mais charmosas do Brasil ”

  1. contests@itemizing.accountants” rel=”nofollow”>.…

    áëàãîäàðñòâóþ!…

Deixe um Comentário

Pode usar estas tags XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>