Aprisco: Uma igreja urbana

Reunião do Aprisco

As reuniões do Ministério Aprisco pouco lembram reuniões evangélicas como costumamos conceber. O grupo bastante diverso se reúne no pátio de uma escola infantil. O líder é um cara com cerca de 1,90 de altura, calçado sempre de all-star, barba e cabelo grandes. As músicas pouco lembram os antigos hinos: são agitadas ao som de um violão elétrico com pedal e uma bateria bem barulhenta. E o slogan não deixa dúvidas: “Uma Igreja Diferente”.

Há pouco menos de um ano, o trabalho do Aprisco foi implantado em Salvador sob a liderança de William Cosmo, um publicitário de 28 anos, que já tinha uma jornada consolidada em Feira de Santana com o outro irmão Cosmo, o Alex, administrador de empresas de 33 anos, que continua à frente do que é realizado na cidade natal dos meninos. Em maio, a família cresceu: as unidades de Salvador e Feira ganharam parceria em terras candangas, o casal Léo e Taty recebe amigos em reuniões na sua própria casa.

Uma das principais característica da igreja é contextualizar os princípios bíblicos para a realidade de grandes cidades. “O Aprisco é uma igreja urbana, está em grandes centros urbanos e precisa contextualizar essa mensagem. Trazer conceitos imutáveis com perspectivas temporais”, afirmou William, que teve formação dentro desses princípios. “Na igreja aprendi a ser pessoa, aprendi a ser homem, aprendi a ser marido. A gente precisa entender que é na igreja que as pessoas aprendem a proceder” enfatizou o neto de pastor Batista.

A visão que o Ministério Aprisco prega é de uma igreja composta por diversas tribos: hip hop, death metal, forró, todos os ritmos têm espaço. Nas reuniões realizadas no Bairro do Viveiros, em Feira de Santana, por exemplo, o momento das músicas é conduzido com a pick-up e as rimas do hiphop. Foi assim que nasceu o projeto Friday Night, que já vem sendo realizado em Feira e deve ser implantado ainda esse ano em Salvador, visando dar espaço às expressões artísticas underground, que não encontravam lugar nas igrejas tradicionais.

"O Aprisco é uma igreja urbana, está em grandes centros urbanos e precisa contextualizar essa mensagem"

“O Aprisco é uma igreja urbana, está em grandes centros urbanos e precisa contextualizar essa mensagem"

Outros projetos do Ministério são conduzidos pela Fundação Aprisco, que conta, hoje, com quatro centros de inclusão digital – dois em Feira e dois em Salvador – e atua em comunidades carentes dos bairros do Caseb, Agrovila e Conjunto Viveiros, em Feira de Santana. Para William, a igreja deve servir como um “equalizador” social. “É na igreja que os diferentes dividem o mesmo banco. Então, quem tem mais precisa ajudar quem tem menos”.

Ao ser questionado sobre que tipo de pessoa freqüenta o Aprisco, William não titubeou. “As que não couberam em outras igrejas”. São, por exemplo, filhos de pastores tradicionais, pessoas que acreditam no espiritual, têm devoção a Deus, mas não se encaixam nos modelos criados pelas igrejas tradicionais. É o caso de Isda Couto, uma bióloga de 33 anos, que passou mais de 20 em uma igreja Batista Tradicional e, hoje, freqüenta as reuniões do Aprisco. “Me identifiquei com a visão: não ter religiosidade, não ter ‘não pode’, enfocar a liberdade de uma caminhada responsável” afirmou.

Assista: Valores do Aprisco

Ouça:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Reuniões:
Quarta 19h30 – Grupo de Conexão da Fonte do Governo – Associação de Moradores
Quinta 19h30 – Reunião de Oração – Casa de Sueli
Domingo 19h – Grande Reunião de Celebração – Escola Dinâmica no Candeal

5 Comentários para “ Aprisco: Uma igreja urbana ”

  1. amiga amei sua materia…
    vc esta de parabens…
    bjos te amo;

  2. Paz galera, realmente o Aprisco é tudo isso que Izabel descreveu uma igreja diferente, uma família maravilhosa um lugar onde pude aprender a cultivar um relacionamento com Deus, e Ele tem operado maravilhas no meio deste povo.
    Para você que quer conhecer o amor de Deus mais não quer cultivar religiosidade, para você que quer se sentir livre venha fazer parte desta família maravilhosa,nós do Aprisco estamos te esperando aprisque-se já.
    E lembre-se Jesus é muito educado Ele não entrará em sua vida se você não deixar, convide-o agora entrar em sua vida e venha viver este amor maravilhoso.
    Viver com Jesus é tudo de bom não há amor maior viva Jesus respire Jesus tudo o que fizer em sua vida coloque Jesus na frente pois só Ele sabe o que é melhor para nós, não existe amigo melhor que Ele, independente do que acontecer Ele está sempre ao seu lado.
    JESUS TE AMA.

  3. [...] Por Izabel Pinho - Em: http://www.lupa.facom.ufba.br/2008/10/uma-igreja-urbana/ [...]

  4. cuddleback@predict.outposts” rel=”nofollow”>.…

    tnx!!…

  5. milton@machinelike.roiling” rel=”nofollow”>.…

    tnx….

Deixe um Comentário

Pode usar estas tags XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>